A AIFO, ONG de Cooperação Internacional na área de Saúde, promoveu na semana passada, uma feira de saúde, no bairro de São Damanso, munícpio da Matola.  Inserido no âmbito da implementação do Projecto Saúde na prevenção as doenças não transmissíveis (diabete, Hipertensão e cancro), em Maputo, Sofala e Zambézia.

As doenças não transmissíveis (DNTs) em Moçambique, constituem um problema grave de saúde pública. Sendo responsáveis por cerca de 27% de todas mortes e por volta de  60% de todas as causas de incapacidade que ocorrem no país e um pouco por todos os países em vias de desenvolvimento.

A Doença Cardiovascular (DCV) é a causa mais importante de morbilidade e mortalidade, tendo como principal factor de risco a Hipertensão Arterial (HTA). A prevalência da HTA é estimada em cerca de 35% a nível nacional, sendo maior nas cidades (40,6%) que na zona rural (29,8%), aumentando com a idade. A diabetes é também uma das maiores causas de doença e morte prematura, sendo responsável pelo aumento do risco para as DCV.

Para a AIFO, a feira de saúde, surge no contrxto das celebrações do Novembro Azul, e dia 14 de Novembro, dia consragrado internacionalmente para celebrar a luta contra a diabete, e   tinha por objectivo mobilizar e sensibilizar a população sobre os factores de risco por forma a evitarem a diabete, adptando cmportamento e alimentação.

Na mesma senda, a administradora da Matola, Anastância Quintana, destacou o papel das famílias na prevenção de DNTs através da prática de exercícios físicos e da alimentação saúdavel.

Exórtamos a todos e todas a adpotarem um estilo de vida saudável, evitando consumir açúcares, gorduras, fritos, àlcool, não fumar e criar hábitos de praticar actividades físicas; como também fazer diagnóstico precoce, para ter o tratamento adequado, o que contribui para a redução do número de mortes causado por diabetes.