Foi assinado no dia 17 de Setembro de 2019, o contrato para execução das obras de adaptação de acessibilidade do CFP de Malhazine, intitulado: “Contratação de Empreitada para Adaptação do Centro de Formação Profissional de Malhazine no Âmbito do Projecto PIN AID 11460”.

Este contrato foi assinado entre a AIFO e a B&B Construtora, sendo a AIFO representada pelo Sr. Domenico Liuzzi, seu representante legal e a BB Construtora representada pelo Sr. José Marcelino Banze.

Estiveram presentes durante a assinatura, o Director do IFPELAC: Dr. Anastácio Chambeze, os técnicos e funcionários do IFPELAC, bem como a Representante da AICS, Francesca Bruschi, o Presidente do FAMOD, Sr. Cantol Pondja, a equipa da AIFO, o Coordenador da ISCOS: Stefano Frasca, e o Ponto Focal do FAMOD para o Projecto PIN: Garrido Cuambe.

A B&B Construtora foi contratada através de um concurso por cotações, onde a proposta deles foi avaliadas como sendo a melhor proposta técnica e financeira, tendo sido orçada em 1.567.674,13 Mt.

A B&B Construtora está sedeada na província de Maputo, contudo, opera em todo país. É uma empresa moçambicana actuante nas áreas de construção civil, infra-estruturas, Instalações técnicas, imobiliária com cerca de 5 anos de experiências

Esta actividade insere-se no âmbito da Auditoria de Acessibilidade que foi realizada em Março do presente ano. A auditoria de acessibilidade é composta por um guia de orientação, uma lista de verificação e, finalmente, um modelo de relatório e plano de acção. Esta Auditoria de Acessibi-lidade teve como objectivo avaliar até que ponto as Instituições vocacionadas à Formação Profissional do IFPELAC, são acessíveis às pessoas com deficiências, em termos de instalações (escritórios e locais de trabalho no seu interior, bem como instalações externas) e dos seus serviços de formação profissional oferecidos ao público. 

O Director do IFPELAC, Dr. Chambeze, pediu que a construtora vencedora respeitasseo edifício do CFP de Malhazine e executasse as obras com zelo.

Âmbito da Auditoria:  A auditoria de acessibilidade deve cobrir todos os espaços das Instituições visadas, bem como na área imediata que leva a entrada, exemplo: da Estrada ao portão principal, recepção, salas de aula, oficinas, áreas comuns e áreas de lazer, casas de banho, pousadas, biblioteca, sala de computadores, refeitório e área administrativa.

Após a auditoria, foi feito um plano de acção onde foram identificadas as acções prioritárias com vista a tornar o CFP de Malhazine acessível à pessoas com deficiências. O Plano de Acção, identificou 24 áreas que necessitam de intervenção como Parque de Estacionamento, Corredores e Paredes, Chão do Edifício, Casas de Banho, Salas de Reuniões e de Aulas, Sala de Informática e outras. São nessas áreas onde a B&B Construtora, usando o caderno de encargos feito apartir do plano de acção, vai intervir.