- Details
- Written by Stélio Inácio
- Category: Destaques
- Hits: 238
Projecto PIN oferece bolsas de estudo a pessoas com deficiências
No âmbito das suas actividades e após realizar a restruturação dos Centros de Formação do IFPELAC nas cidades de Maputo, Beira e Pemba onde o projecto está a ser implementado, para que estes se tornassem acessíveis as pessoas com deficiências, instalando rampas, casas de banho acessíveis e dando formação em língua de sinais e tecnologias bem como metodologias de ensino inclusivo, o projecto PIN ofereceu bolsas de estudo a 120 pessoas com deficiências, sendo 40 pessoas com deficiências por cada cidade.
Estas bolsas de estudo compreenderam o pagamento de taxas de inscrição, mensalidade dos cursos, equipamentos e transporte. Os jovens foram seleccionados através de entrevistas feitas nos bairros suburbanos das 3 cidades, e foram seleccionados jovens das famílias mais carenciadas, tendo estas entrevistas de selecção tendo sido realizadas por jovens com deficiências.
Estes alunos estão a fazer os seguintes cursos:
Centro de Formação Profissional de Malhazine:
· Informática
· Corte e Costura
· Culinária
· Beleza e Estética
· Contabilidade
· Inglês
· Gestão de Pequenos Negócios
Centro de Formação da Beira:
· Canalização
· Corte e Costura
· Carpintaria
· Informática
· Electricidade Automóvel
· Electricidade Instaladora
· Mecânica Automóvel
· Pintura
· Beleza e Estética
· Soldadura
Centro de Formação de Pemba
· Administração e Gestão de Empresas
· Canalização
· Contabilidade
· Frio e Climatização
· Electricidade Automóvel
· Electricidade Instaladora
· Gestão de Recursos Humanos
· Informática
· Pedreiro
· Horticultura
· Secretariado
· Serralheiro
- Details
- Written by Elisa Comé
- Category: Destaques
- Hits: 723
As doenças não transmissíveis (DNTs) em Moçambique, constituem um problema grave de saúde pública. Sendo responsáveis por cerca de 27% de todas mortes e por volta de 60% de todas as causas de incapacidade que ocorrem no país e um pouco por todos os países em vias de desenvolvimento.
Devido ao crescimento das DNTs no país, o consórcio CUAMM, Sant´Egídio e AIFO com apoio da Agência Italiana de Cooperação e Desenvolvimento, em parceria com MISAU, estão a desenvolver um projecto com vista a aumentar a capacidade de resposta com relação a pacientes com Hipertensão, Diabetes e Cancro de colo de útero, prevenção e controle destas patologias, através da sensibilização e educação das comunidades, para maior difusão e consciensalização sobre estas doenças e os respectivos factores de risco.
Neste âmbito, a AIFO junto do MISAU está promover capacitação aos agentes comunitários de saúde, nomeadamante, agentes polivalentes elementares (APEs), activistas comunitários (ACS), técnicos de medicina preventiva(TMP) entre outros. Trata-se de uma capacitação com vista a doptar os APEs, ACS, PT, TMP de conhecimentos sobre DNTs e de capacidades de resposta com vista a prevenção e controle de doenças não transmissíveis na província de Maputo, Zambézia e Sofala.
A primeira capacitação decorreu na Matola esta semana, a segunda em Moamba sede, nesta semana irá decorrer na cidade da Beira. No final 2 meses são formados APEs/TMPs/PT em Maputo, Sofala e Zambézia, onde o o projecto está sendo implementado.
Refira-se que principal papel da AIFO no ambito do projecto Prevenção e controlo das doenças não transmissíveis (DNTs) em Moçambique é a prevenção e controle de DNTs através da educação e promoção de saúde a nível das comunidades, com o principal foco nos factores de risco para o cancro de colo de útero, diabetes e hipertensão arterial. Uma intervençao focada a criar maior consciencialização nas comunidades locais, população urbanas e rurais.
- Details
- Written by Stélio Inácio
- Category: Destaques
- Hits: 639
No âmbito da implementação do Programa Quinquenal do Governo (2015-2019), e do Plano Económico e Social 2019, a Direcção Provincial do Trabalho, Emprego e Segurança Social, através do Instituto Nacional do Emprego - INEP, realizou a Feira Provincial sobre Oportunidades de Emprego e Empreendedorismo Inclusivo co-organizada e financiada pela AIFO.
Este evento reuniu vários actores que participam na dinamização da economia da província, desde Empregadores, Instituições do Estado, Sociedade Civil entre outros, com objectivo de reflectir-se sobre as oportunidades económicas, na variável emprego, que emergem fruto da implantação de diferentes projectos de dimensão mundial, na província de Cabo Delgado.
Sob o lema ‘’Promovendo Mais e Melhores Empregos para todas e todos’’ o evento decorreu em forma de seminário onde vários temas foram aflorados relacionados com a inserção do jovem no mercado de trabalho, empreendedorismo e autoemprego. Paralelamente, foram realizados Workshops com grupos de jovens sobre diferentes matérias ligadas a inserção no mercado laboral, tais como orientação vocacional e profissional, na perspectiva de muni-los de informação na escolha da profissão, como também, na procura do primeiro emprego.
Igualmente, decorreu uma Feira de Oportunidades de Emprego e Empreendedorismo Inclusivo que serviu de local de amostra de produtos e serviços oferecidos pelos diversos actores que dinamizam a economia da província, bem como para a troca de experiências entre visitantes e expositores.
- Details
- Written by Stélio Inácio
- Category: Destaques
- Hits: 610
A Associação Italiana Amigos de Raoul Follereau, com o financiamento da Agência Italiana de Cooperação, no âmbito do Projecto PIN, realizou entre os dias 11 e 13 de Novembro, um hackathon para produção de aplicativos habilitantes que possam contribuir para o alcance, através do uso das TICs, dos objectivos do projecto PIN, que são: formação profissional e emprego para pessoas com deficiências.
Hackathon é uma maratona de programação, ou seja, um encontro de programadores de aplicativos móveis e web, que pode durar dias e que visa encontrar soluções tecnológicas específicas para um desafio colocado.
Foram colocados dois desafios para este Hackathon:
Desafio Nº 1: Criar um Aplicativo que Facilite que Pessoas com Deficiências tenham acesso aos cursos de Formação dos 3 Centros do IFPELAC, onde o Projecto PIN está a ser implementado: Cidades de Maputo, Beira e Pemba.
Desafio Nº 2: Criar um website ou Aplicativo (ou ambos) que seja uma ponte entre empregadores e Pessoas com Deficiências, o aplicativo deve também facilitar o auto-emprego e geração de rendas, tendo em conta os diferentes tipos de deficiências.
Este Hackathon foi realizado no Espaço Inovação da UEM, uma iniciativa da Innovation Camp (iCamp) e a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), que pretende contribuir para dinamização da inovação e do empreendedorismo a diversos níveis e áreas do saber, tendo como um dos suportes as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
O Hackathon, teve como mentor, Dr. G. Anthony Giannoumis, americano, Professor universitário na Universidade de Oslo, ele é um pesquisador de acção que foca-se na prática e teoria de tecnologias. Ele é um es-pecialista internacionalmente reconhecido nas áreas de Desenho Universal e TICs. Participou de Projectos de pesquisa e inovação em mais de 17 países, incluindo Moçambique. Já foi mentor de mais de 18 startups, metade das quais dirigidas por mulheres.
O Hackathon contou ainda com a participa-ção de outros mentores internacionais, vindos da Noruega, nomeadamente, Dan Gilbert, especialista em Design Thinking, Yvan Bayisabe, especialista legal e Cathrine Bui, especialista em genéro.
Participaram 8 equipas de desenvolvedores, constituídas por desenvolvedores backend, frontend e full stack. Sagraram-se campeõ-es as equipas E-team e Callback Cats, que vão agora iniciar um processo de finalização do design e implementação dos aplicativos vencedores durante 3 meses no Espaço de Inovação da UEM. Após a apresentação do aplicativo final, cada um dos grupos apura-dos receberá o valor monetário de cem mil meticais.