Ciclo da Pobreza causado pela Deficiência

Como a Deficiência pode Causar Pobreza

A Deficiência pode ser um grande factor para manter as pessoas com deficiência num ciclo de pobreza, do qual é difícil escapar.

Isto porque quando às pessoas com deficiência são recusadas oportunidades de emprego e de livre participação na sociedade, elas ficam impossibilitadas de desenvolver-se e de contribuir para o desenvolvimento do país. Sem estas oportunidades, elas afundam-se em situações de maior pobreza e incapacidade de auto-sustento, o que as deixa marginalizadas, servindo deste modo para aumentar o stigma da descriminação e o reforço da concepção que a maioria das pessoas tem de ver a pessoa com deficiência como incapaz de exercer uma profissão ou de auto-sustento.

 

Como Podemos quebrar este Ciclo?

Dando oportunidade às pessoas com deficiência, empregando-as, fazendo os arranjos possíveis para que elas possam ser incluídas, tendo uma sociedade em que os espaços públicos são acessíveis a todos, com ou sem deficiência, e pautando por uma política de inclusão e não descriminação. É preciso lutar pela preservação dos direitos da pessoa com deficiência.

 

O Ciclo da Pobreza que a Deficiência Causa