Cor da Bengala - Ajuda a Identificar o tipo de Deficiência Visual.

Diferentes tipos de deficiência visual podem ser identificadas através do tipo de bengala que a pessoa leva.

Veja abaixo os tipos de bengalas.

Veja abaixo o alfabeto de língua de sinais e pratique. Embora a língua de sinais difira de país para país, o alfabeto a ser usado é o mesmo. Este alfabeto é usado por nós aqui em Moçambique.

Para mais aulas de língua de sinais siga o canal da TV Surdo no Youtube onde pode aprender:

  • Alfabeto;
  • Numeração;
  • Províncias de Moçambique;
  • Países;
  • Cumprimentar, conversar e mais...

TV SURDO

LIGHT FOR THE WORLD

Logo Light for the World

Light for the World é uma ONG que opera em moçambique nas áreas de saúde, inclusão e educação, tendo feito vários projectos na área de inclusão e como tal dispõe de uma enorme experiência que é uma mais valia para o projecto PIN que vai contar com formações ministradas por especialistas da LFTW.

 

ARCO c/o PIN s.c.r.l

Logo ARCO PIN

O ARCO é um centro universitário que oferece serviços de pesquisa, consultoria qualificada e treinamento. As principais atividades desenvolvidas pelo ARCO estão divididas operacionalmente em cinco unidades estratégicas: desenvolvimento local, desenvolvimento inclusivo, economia social, alimentação sustentável, M&A (monitoria e avaliação) e avaliação de impacto. Nossa equipe é formada por economistas, estatísticos, cientistas políticos, sociólogos e merceólogos que trabalham em conjunto, nacional e internacionalmente.

RIDS - Rede Italiana Deficiência e Desenvolvimento

Logo RIDS

A RIDS realiza projetos conjuntos sobre a implementação da UNCRPD e sobre os processos de monitoramento; assim, ela quer ajudar os países que ainda não  ratificaram a Convenção a ratificá-la e àqueles que já o fizeram, a implementarem-na. No âmbito do Projecto PIN, a RIDS será responsável pela divulgação do Projecto na Europa.

Barreiras físicas da deficiência

Maneira Correcta de Referir-se à Pessoas com Deficiência


Terminologia de Deficiência – Termos Correctos para Deficiência

Para a produção deste guia estiveram envolvidas pessoas com deficiência e organizações de pessoas com deficiência.

 

Pessoas com Deficiência

São pessoas com limitações físicas, mentais, intelectuais, ou sensoriais que combinadas com certas barreiras que existem na sociedade (barreiras físicas e de attitude das pessoas), estão impedidas de participar na sociedade em pé de igualdade com os outros.

TERMO CORRECTO

TERMO INCORRECTO

Pessoa com Deficiência

Plural:Pessoas com Deficiências

deficiente, portador de deficiência, inválido, coxo, aleijado, incapacitado

·      Este termo, pessoa com deficiência, vem de encontro a insatisfação das pessoas com deficiência em serem referidas em primeiro lugar pela sua deficiência, tornando desse modo a deficiência a coisa mais importante em relação à elas. O termo “Pessoa com Deficiência” tem a qualidade de impor maior consideração e respeito a humanidade da pessoa antes de tudo.

·      “Os deficientes” não é um termo apropriado, porque dá a falsa impressão das pessoas com deficiências como sendo um grupo homogéneo com os mesmos interesses, personalidades e habilidades.

 

TERMO CORRECTO

TERMO INCORRECTO

Pessoa sem Deficiência

Plural:Pessoas sem Deficiências

Pessoas normais, as pessoas normais vivendo vidas normais

·      Chamar as pessoas de “Normais” é inaceitável. A diversidade é um facto da vida. A diferença é normal. Algumas pessoas são excluídas da sociedade só por serem diferentes.

 

TERMO CORRECTO

TERMO INCORRECTO

Pessoa com uma deficiência Física

Plural:Pessoas com deficiências físicas

Aleijado, coxo, deficiente

Pessoa que usa uma cadeira de rodas

Ou

Usuário de cadeira de rodas

Paralítico, incapacitado, deficiente

Uma pessoa com deficiência visual 

Ou

Pessoa cega

os cegos, ceguinho

Pessoa com deficiência auditiva 

Ou

Pessoa surda

Mudo, os surdos

Uma Pessoa com um problema de saúde mental

louco, insano, lunático, doente mental, pessoa louca, pirado

 

TERMO CORRECTO

TERMO INCORRECTO

Uma Pessoa com Deficiência de Fala

burro, mudo

·      Deficiências de Fala é um termo que engloba vários tipos e graus de problemas de fala. Pode incluir dificuldades com o volume da voz, fluência, afasia (que pode alterar a articulação de certas palavras) ou falta de voz.

 

TERMO CORRECTO

TERMO INCORRECTO

Uma Pessoa com Deficiência Intelectual

atrasado mental, deficiente mental, maluco

·      A deficiência intelectual refere-se a uma capacidade significativamente reduzida de compreender informações novas ou complexas e de aprender e aplicar novas habilidades. Isso resulta em uma capacidade reduzida de lidar de forma independente (comprometimento do funcionamento social) e começa antes da idade adulta, com um efeito duradouro sobre o desenvolvimento.

·      A deficiência de desenvolvimento é um termo geral usado para descrever incapacidades ao longo da vida atribuíveis a deficiências físicas ou mentais, manifestadas antes dos 18 anos. Exemplos incluem deficiência intelectual, paralisia cerebral, autismo, espinha bífida etc. Existem muitas causas sociais, ambientais e físicas de deficiências de desenvolvimento.