Auditoria de Acessibilidade Maputo

PROJETO PIN – Percursos participativos para a Inclusão económica dos jovens com deficiência em Moçambique

 

Auditoria de Acessibilidade

A Auditoria de Acessibilidade é uma actividade de avaliação que fizemos em 3 Centros de Formação Profissional (CFP) do IFPELAC (CFP de Malhazine em Maputo, CFP de Beira e de Pemba) para verificar se os edifícios e os cursos são acessíveis às Pessoas com Deficiência.

Com base nos resultados da avaliação iremos implementar as transformações necessárias seja do ponto de vista infraestrutural, seja na metodologia e ferramentas de ensino para que os cursos sejam acessíveis a este segmento da população moçambicana.

Entre os dias 5 de Março de 2019 e8 de Março de 2019, a equipe de projeto de Maputo, coordenada pela Ong AIFO recebeu o Stélio Ramos, Oficial de Inclusão da ong parceira Light for the World de Beira, para realizar a primeira atividade do projeto: o Treinamento sobre Inclusão das pessoas com deficiência para a equipe do projecto PIN, os funcionarios e formadores do centro de formação profissional do IFPELAC de Malhazine.

As actividades consistiram em:

Dia 1– Formação dos Formadores do Centro de Formação Profissional de Malhazine sobre Inclusão das pessoas com deficiência. Participaram todos os formadores do Centro de Formação e a equipe do projeto.

Primeiro dia de Auditoria de Acessibilidade
Primeiro dia Dedicado a Formação 


 

 

Dia 2: Auditoria de acessibilidade do Estabelecimento do Centro de Formação Profissional de Malhazine (entrada, salas, rampas, casas de banho, secretaria). Participaram a Direcção do Centro de Malhazine, alguns membros do FAMOD que representavam os diferentes tipos de Deficiência e a equipe do projeto.

Preparação para a Realização da Auditoria de Acessibilidade do CFP de Malhazine
Preparação para a Realização da Auditoria de Acessibilidade do CFP de Malhazine

Início da Auditoria de Acessibilidade, começando pela Entrada do Edifício
Início da Auditoria de Acessibilidade, começando pela Entrada do Edifício

Dia 3: Realização do Disability Inclusion Score Card (DISC), através de uma entrevista a Direcção do Centro para ver que classificação o Centro atinge neste periodo inicial do projeto, em termos de inclusão e acessibilidade para as pessoas com deficiência. Participaram a Direcção do Centro de Malhazine, alguns membros do FAMOD que representavam os diferentes tipos de Deficiência e a equipe do projeto.


Realização do DISC
Realização do DISC


 

Dia 4: Balanço e partilha de ferramentas de monitoramento dos beneficiários com os diferentes parceiros do projecto nomeadamente a INE (Instituto Nacional de Estatística), o IFPELAC sede e o IFPELAC Delegação da Cidade de Maputo, e o INEP (Instituo Nacional de Emprego). Participaram as instituições acima mencionadas, por meio dos proprios pontos focais para Área da Deficiência e a equipe do projeto.

Balanço e Partilha de Ferramentas da Auditoria de Acessibilidade no CFP de Malhazine do IFPELAC
Balanço e Partilha de Ferramentas da Auditoria de Acessibilidade no CFP de Malhazine do IFPELAC